Você sabia que o faturamento é um dos principais indicadores de sucesso para o seu negócio?

Através do acompanhamento do faturamento dá para saber se o valor que está faturando cobre os custos do período. Mas atenção, é comum acreditar erroneamente que o alto faturamento da empresa significa que o negócio está lucrando muito. Entretanto, faturamento e lucro são conceitos distintos.

O que é faturamento?

Podemos entender faturamento ou, em termos mais técnicos, receita bruta, como a soma de todos os valores que entram no caixa do seu negócio a partir da sua atividade comercial de produtos e serviços. Quando o faturamento está em alta, significa que todos os seus esforços em vendas, para aumentar a participação do seu estabelecimento no mercado, estão no caminho certo.

Por que é importante acompanhar o faturamento?

Saber o faturamento do seu negócio é importante porque esse valor serve como base para o cálculo do montante a ser pago ao Governo em impostos, como PIS, COFINS e ICMS, por exemplo. Além disso, esse valor também deve ser usado junto com os valores de lucro bruto e lucro líquido no cálculo de indicadores de lucratividade, como margem bruta e margem líquida. Esses indicadores são os responsáveis por apontar percentuais do ganho que o seu posto consegue gerar em relação ao trabalho que desenvolve.

Diferença entre faturamento bruto x faturamento líquido

Faturamento bruto: é o valor que a empresa recebe pelas vendas de produtos ou prestação de serviços em um determinado período, considera-se como faturamento sempre que há uma venda e a emissão de nota, independente se essa venda seja recebida na hora ou não.

Faturamento líquido: é o valor do faturamento bruto após pagar todos os impostos que incidem na venda de uma mercadoria ou prestação de um serviço. 

Não confunda faturamento com lucro

O Lucro e o Faturamento são dois termos que podem gerar confusão, principalmente os que estão abrindo um negócio. Mas não se esqueça, eles possuem significados diferentes. Faturamento é a receita originada da venda. Lucro é o resultado positivo após a dedução dos gastos em relação às receitas de um certo período. Se o resultado não for positivo, a empresa estará no prejuízo.

Cuidar bem do seu negócio e tratar as finanças com responsabilidade é o caminho certo para que 
seu faturamento aumente no futuro.