Você sabe qual é a diferença entre fluxo de caixa e DRE? 

A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) são relatórios capazes de identificar a saúde financeira de uma organização. Eles são muito importantes, pois entregam dados relevantes sobre um negócio, orientando gestores em sua tomada de decisão. Esses relatórios tem objetivos específicos e demonstram pontos distintos dentro de uma empresa. Entretanto, ambos podem se complementar na gestão financeira de um negócio.

Vamos entender cada um deles separadamente?

Fluxo de Caixa

 O fluxo de caixa mostra o registro de transações financeiras, ou seja, as entradas e saídas de dinheiro da empresa. 

Entradas: pagamento de clientes para produtos e serviços, recebimento de juros, entre outros;
Saídas: quitação de contas de consumo, compra de produtos, salário de colaboradores, etc.

Assim, é possível entender qual o fluxo de movimentações da empresa. Esse ponto é interessante para saber qual a liquidez do negócio e a quantia disponível em caixa, o que é crucial, principalmente, em momentos de crise.

Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)

Esse relatório é essencial para entender a situação financeira de uma empresa no último exercício social. Enquanto o anterior mostrava resultados em tempo real, este é mais recomendado para analisar períodos mais longos, ou seja, ao analisar as movimentações de um ano inteiro, é possível traçar comparativos entre períodos anteriores e assim entender a tendência de crescimento da empresa. Será que ela é positiva, ou vem caindo nos últimos tempos? Sabendo isso, é mais fácil criar um planejamento para as próximas etapas. 

Qual a relação entre o Fluxo de Caixa e a DRE?

Os dois tem a mesma essência, que é obter o saldo final de um período, porém, com finalidades e níveis de detalhamento diferentes. De maneira geral, podemos dizer que ambos se complementam, de modo que o gestor não pode optar apenas por utilizar um deles. 

O fluxo de caixa baseia-se apenas nas entradas e saídas financeiras no caixa da empresa em determinado período. Em outras palavras, ele apresenta o total que foi gasto com fornecedores, a receita com vendas e o saldo final dessa apuração, que pode ser positivo ou negativo. Ele também apresenta a vantagem de detalhar esses resultados por operação e por dia. Assim, o gestor pode acompanhar em quais períodos a empresa gastou mais, em qual momento a companhia precisará de capital de giro para cobrir suas operações, entre outros. 

No caso da DRE, podemos dizer que ela abrange as mesmas informações, mas de maneira sintetizada, mostrando apenas o resultado final de todas as variações do fluxo de caixa. Para considerar se a empresa obteve lucro ou prejuízo no ano, ela utiliza também os resultados não monetários do seu negócio.