Nas operações do dia a dia de um negócio, a organização financeira é fundamental. Para isso, o empresário conta com um instrumento básico de planejamento e controle financeiro, o fluxo de caixa. O objetivo dessa ferramenta é apurar o saldo disponível no momento e projetar o futuro, para que exista sempre capital de giro acessível tanto para o custeio da operação da empresa (folha de pagamento, impostos, fornecedores, entre outros) quanto para o investimentos em melhorias (reforma da fachada, por exemplo).

Mas o que é Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é o registro de toda a movimentação financeira de uma empresa. Ou seja, todo dinheiro que entra e sai, não importa quanto e como foi usado. Esse monitoramento permite saber como anda o negócio: o que vendeu mais, quais foram as datas com melhores resultados, se existem recursos para o futuro ou se houve prejuízos.
Com essas informações você pode tomar melhores decisões, pois terá dados suficientes para criar uma boa estratégia.

Como utilizar o Fluxo de Caixa ao seu favor em 5 passos

Você já sabe o que é fluxo de caixa e como ele funciona, mas como começar a criar este registro da melhor maneira? Separamos dicas para você colocar em prática no seu negócio e começar a utilizar este sistema de forma correta, confira. 

1. Saiba exatamente quanto você tem em caixa

O primeiro passo é saber o saldo do seu negócio. Mesmo se a parte financeira estiver desorganizada, é preciso fazer isso para ter ao menos uma ideia e começar a criar o seu fluxo de caixa, assim será possível organizar melhor. 

2. Faça o controle diário de entradas e saídas

Este hábito precisa ser diário e constante, por isso, tenha disciplina ao manter os registros. Tenha em mente que este é um controle das finanças, além de tomar notas você deve analisar a situação para planejar os próximos passos, como pagamento de contas e realização de cobranças. 
Lembre-se: deixar de registrar suas entradas e saídas pode criar falhas no sistema e comprometer a tomada de decisões. Isso prejudica suas estratégias e consequentemente o crescimento do negócio.

3. Separe conta pessoal e conta da empresarial

A melhor forma de simplificar a gestão do fluxo de caixa é separar a conta bancária pessoal da conta da sua empresarial. Misturar as finanças deixa os processos mais difíceis e com margem para erros. Utilize o cartão da sua empresa apenas para compras e contas do negócio.

4. Defina um período para analisar o desempenho geral

Com os novos registros, você precisa analisar essas informações! Este é o momento de examinar tudo que aconteceu dentro de um período, você pode escolher se será mensal, bimestral ou trimestral, tudo depende dos seus objetivos. O ideal é que este intervalo tenha no mínimo um mês e no máximo um ano. Você pode fazer mais de uma análise, por exemplo, optar por examinar o seu fluxo de caixa mensalmente e fazer um diagnóstico anual do seu negócio para comparar com os anos seguintes.

5. Faça um inventário e dedique-se ao estoque

É preciso também criar um inventário do seu estoque, com isso você pode ter maior controle como um todo, saber o que precisa de reposição, quais itens possuem maior saída, sobras, etc. Isso fará com que você evite desperdícios, tenha agilidade nas tarefas do dia a dia e não deixe faltar nenhum produto.