Conquistar novos clientes pode ser um desafio para o mercado fitness, visto que os clientes estão cada vez mais exigentes e muitas vezes encontram várias objeções para começar uma vida mais saudável. Ter uma equipe preparada para contornar essas objeções faz toda diferença no fechamento do mês na sua academia. 

 

Com esse conteúdo você vai estar mais preparado para lidar com as objeções.

 

Uma objeção de um cliente pode estar relacionada a vários fatores, como a confiança passada pelo vendedor ou até mesmo relacionada a uma simples questão de condição, como uma eventual falta de disponibilidade de horários para o aluno.


O mais importante é: dê atenção a esse possível aluno, entenda seus objetivos e, durante a conversa, mostre todos os diferenciais do seu espaço - atendimento, estrutura, e serviços oferecidos pela sua academia.
Ganhar destaque logo no início e causar uma boa impressão vai ajudar a lidar com as objeções, como a de preço. Pense que, por exemplo, você não mostrou só os seus equipamentos e horários, e sim  toda a experiência que esse aluno vai ter ao treinar com você.


Saber fazer as perguntas certas, estimulam o pensamento do cliente, ajudando na tomada de decisão de compra. Por exemplo, se um possível aluno questionar sobre a necessidade de precisar pagar por tantas modalidades diferentes que ele não pretende usar, você pode induzir ele a pensar sobre a importância de usar as modalidades como complementos umas das outras, focando no objetivo dele— se quer praticar Zumba para perder peso, por que não complementar a atividade física com musculação?


Mas e aqueles que não contam o real motivo de começar o treino, que fala “Vou pensar e te aviso”?. Uma dica é tentar extrair o máximo de informações, como, por exemplo: “Ah legal, concordo que botar tudo no papel para analisar é bem importante. Me conta, quais os critérios que você vai mais considerar na sua análise? É a estrutura da academia, os valores, localização?…” perguntas abertas (aquelas que não sugerem uma resposta simples de “sim” ou “não”, ajudam bastante aqui!


Assim você consegue voltar para outra estratégia visando contornar a objeção, mas é muito importante também, entender o tempo de cada um, talvez ele/ela não venha fechar com você hoje, então não deixe de se comunicar com ele mesmo assim - portas abertas, sempre!

Recomendamos usar o funil de vendas para acompanhar essas etapas, mantendo a comunicação com esse aluno que ainda não fechou um plano com você. 


Clicando aqui, você tem o passo a passo de como trabalhar com funil de vendas no Tecnofit.

  

Para ganhar tempo, você pode antecipar as objeções, conversar com o seu time de vendas e listar quais as objeções mais aparecem no dia a dia e fazer simulações, para que no momento da negociação isso já esteja mais alinhado e a negociação soe mais natural. 

 

Retomando o que aprendemos hoje: antecipe as objeções, escute de verdade esse seu possível aluno, venda seus diferenciais e respeite o tempo de cada um. Lembre-se que você não está tentando empurrar um serviço que vai trazer um prejuízo para ele, você está vendendo qualidade de vida e a qualidade do serviço da sua academia. 

 

Coloque essas ideias em prática e tenha muito mais sucesso nas suas negociações!