Alguns fatores podem barrar o funcionamento da sua impressora térmica, tanto ao tentar imprimir arquivos diretamente do seu computador, quanto arquivos gerados no Tecnofit.


Obs.: Nosso time presta suporte apenas para os modelos de impressoras térmicas, que necessitam de configurações específicas dentro do sistema para poderem ser integradas. No caso das impressoras convencionais, que imprimem folhas A4, as configurações são gerais e definidas diretamente no seu computador, portanto não temos acesso para suporte.



    Se você não estiver conseguindo imprimir arquivos do sistema, pode ser que:


1. Sua impressora não está instalada corretamente.


Busque por Impressoras no Menu Iniciar ou no Painel de Controle do seu computador: 


    Não encontrei - Instale o driver (programa da impressora) na sua máquina e troque a entrada USB onde está o cabo da impressora. (Clique AQUI para ver um guia completo de instalação).


    Encontrei - Ao encontrar a sua impressora, verifique se ela está definida como padrão do sistema.


    Não está! - Selecione a impressora > Gerenciar > Definir como padrão.

Já está como padrão do sistema - Tente fazer a impressão de algum documento na sua máquina ou então uma impressão de teste.


    Acesse o Menu iniciar do seu computador > Busque por Impressoras > Selecione a impressora > Gerenciar > Imprimir uma página de teste.


    Se a sua impressora possuir comandos de impressão de teste por botões, realize esse processo.


    Outra opção é localizar a impressora nos dispositivos de entrada e saída do seu computador > clicar com o botão direito > Propriedades > Imprimir página de teste.


    Caso ocorra um erro na impressão de teste, reinstale o programa da impressora > troque a impressora de porta USB e tente imprimir a página de teste novamente.



2. O equipamento possui falhas mecânicas.


    Em alguns casos, a impressora pode estar instalada na máquina e configurada no sistema Tecnofit corretamente mas podem haver falhas mecânicas como:

  • Papel obstruindo a saída;

  • Cabo USB danificado;

  • Falta de papel e tinta/bobina de tinta para impressão;

  • Quebra do motor de impressão.


    Nesses casos, dependendo do seu equipamento, pode ser necessário contatar a sua equipe técnica de informática ou o fabricante da impressora.



3. O Web Client não está instalado.


    Se a impressora está instalada no computador e configurada no sistema corretamente, mas ainda não está imprimindo os arquivos do sistema, sua máquina pode estar sem o Web Client instalado.



    Busque pelo arquivo de instalação do Web Client no seu computador e se não encontrar, acesse:

Gerencial > Configuração > Configuração do sistema >  Impressão > No fim da página, clique em "Clique aqui para fazer download do componente necessário para utilização de impressora de recibos" para instalar o componente.



    O Web Client é quem recebe a informação do sistema e a envia para a sua impressora.

Após a instalação, tente realizar a impressão novamente.




Palavras-chave: Impressora; Impressão; Falha impressão; Erro impressão.