Se a sua catraca não estiver liberando com os comandos do leitor biométrico ou teclado, pode ser que a porta COM na qual ela está conectada mudou. Isso normalmente acontece quando o cabo da catraca é removido do computador e colocado em outra entrada USB.


    Para confirmar, abra o Tecnofit Catraca e veja se aparece a seguinte mensagem nos logs do programa: Problemas ao se conectar (A porta 'COM' não existe), assim como o exemplo abaixo:



    Para poder reconectar, siga os procedimentos abaixo:


1. Conferindo o número da porta COM

  • Abra o Gerenciador de Dispositivos do computador clicando no menu Iniciar e digitando Gerenciador de Dispositivos, ou devmgmt.msc.




  • Localize a categoria Portas (COM e LPT) e veja qual número aparece junto a informação (COM). No exemplo abaixo, é o número 3. Guarde este número para poder alterar a informação da porta no sistema.






2. Alterando o número da Porta COM no sistema


  • Abra o sistema Tecnofit e acesse o caminho Gerencial -> Configuração -> Catraca:



  • No campo Porta TCP inclua o número que consta em Portas COM no seu Gerenciador de Dispositivos:




  • Feita a alteração, clique em Salvar para aplicar a alteração.





3. Aplicando no Tecnofit Catraca


  • Com a alteração realizada, feche e abra o Tecnofit Catraca duas vezes. Se a catraca conectar corretamente, a seguinte informação aparecerá nos logs e você já poderá utilizar a catraca novamente:





Palavras-chave: Catraca desconectada; Catraca serial; Porta COM; A Porta COM não existe; Reconectar a catraca; Problemas ao conectar.