Caso esteja enfrentando dificuldades de conexão da sua catraca Tecnibra, mostramos aqui algumas possíveis soluções para reconectá-la. A Tecnibra trabalha com três softwares de conexão: IHM, Setec e Tibbo. O uso de cada um depende do modelo da catraca, então abaixo vamos te ajudar a restabelecer conexão em cada um deles.    


Ajustando a configuração de IP pelo IHM

    

A catraca Tecnibra necessita que seja configurado um IP de servidor em seu configurador IHM, por isso é muito importante que o computador esteja com IP fixo, pois caso o computador estabeleça um novo IP, a catraca irá perder conexão. Caso a catraca tenha a placa Tibbo, precisará realizar o ajuste pelo programa IHM, seguindo os passos abaixo:


1. Localize o programa IHM Configuração no seu computador, e dê dois cliques.


2. Ao abrir, clique em Verif. IP no Terminal:



3. Será aberto o FlexNet 1.5, onde constará a conexão da catraca. Clique duas vezes em cima da informação que irá aparecer:



4. Na janelinha que abrir, clique em IP para que seja carregado o IP atual do computador, e em seguida clique em OK:




5. Feche a janela do FlexNet e clique em Iniciar Comunicação (1), em seguida aguarde aparecer o IP da catraca em Terminais Conectados (2). Assim que aparecer, clique em cima do IP e clique em Testar (3). Se aparecer ON-LINE, significa que a catraca já está conectada novamente!




6. Aqui já pode fechar o IHM. Na janela que aparecer, clique em Sim. Em seguida, abra o Tecnofit Catraca e aguarde conectar ao nosso programa!


Ajustando a configuração de IP pelo Setec


Caso não apareça nenhuma informação no FlexNet (vide passo anterior), provavelmente a sua catraca é gerenciável pelo aplicativo Setec. Localize o programa em seu computador (caso não encontre, acione nossa equipe de suporte) e clique duas vezes para abri-lo.


1. Se a catraca estiver online na rede suas informações serão carregadas no campo principal do programa (1). Caso não apareça é possível que sua catraca esteja realizando a conexão com a rede naquele momento, então clique no ícone de atualizar (2). Após aparecerem as informações, selecione o endereço IP que aparece disponível e clique no ícone de configurações (3).



2. O primeiro campo que você precisa se atentar é o campo DHCP (1). Neste campo deixe sempre como DESATIVADO, assim o IP definido da catraca não será alterado. Quando ativado, a catraca vai assumir outro IP se caso a internet for reiniciada ou houver uma queda de energia/ internet em seu espaço. Se o IP alterar é necessário realizar a alteração do IP no sistema, pelo caminho Gerencial -> Configuração -> Catraca. Em seguida, clique no campinho IP (2) para o programa carregar o IP atual do computador junto a catraca - essa configuração é necessária para que a catraca e o computador se comuniquem. Feito isso, clique em Enviar (3) para que as configurações estabelecidas sejam enviadas para sua catraca.



3. Após realizar o passo seguinte, feche o Setec e abra o Tecnofit Catraca. Aguarde o programa mostrar a mensagem "Catraca Conectada com Sucesso" e faça um teste de liberação em seguida.


Caso não apresente sinal em nenhum dos dois programas mostrados acima, a catraca pode estar com falhas na conexão com a internet. Para tentar restabelecer conexão, siga as informações abaixo:


  • Verifique o cabo de rede da catraca, que normalmente segue este padrão:

Este cabo deve possuir uma ponta conectada a catraca e outra ao modem de internet. Tente desconectar do modem e conectar em outra porta. Em seguida, acesse seu navegador e tente novamente. Caso não tenha nenhum resultado, verifique se o cabo está bem preso tanto na catraca quanto no modem. Se mesmo assim não der certo, faça um teste com seu cabo de rede conforme sugerimos abaixo:


A. Desconecte o cabo da catraca e conecte-o a um notebook. Em seguida, faça um teste abrindo seu navegador e veja se terá conexão com a internet.


B.  Outra maneira de testar o cabo de rede é através de um aparelho testador de cabos. Nele você pluga a ponta do cabo e o aparelho irá verificar se todos os fios contidos dentro do cabo estão respondendo. 


Se todas as luzes derem sinal verde, significa que esta tudo certo com seu cabo. Caso apresente alguma luz vermelha, um ou mais fios do cabo não estão respondendo. Neste caso é necessário trocar a ponta do cabo. Caso o problema persista, efetue a troca do cabo.


Caso estes procedimentos não façam a catraca retornar, é possível que esteja necessitando de uma verificação no equipamento ou um reparo pela assistência técnica autorizada da Tecnibra. Nesses casos recomendamos entrar em contato com a assistência da fabricante pelo número (32) 8868-9079.