Plano de contas é o mapeamento de todas as contas que serão lançadas no contas a receber e contas a pagar. Auxilia o gestor a entender o caixa da empresa e, com base nos dados obtidos, a conseguir tomar decisões corretas e seguras para o futuro dos negócios. Dentro do planejamento devem estar informações referentes às despesas e às receitas que movimentam o fluxo financeiro empresarial.


Uma empresa que não tem plano de contas pode não ter a clareza de todas suas movimentações financeiras, impactando negativamente na hora de tomar decisões, além de prejudicar o andamento de diversos relatórios e documentos contábeis.


Além de servir para controle financeiro, o plano de contas serve para padronizar todo o sistema financeiro da empresa, otimizando os relatórios e demonstrativos, que serão mais completos, práticos e eficientes, conseguindo transmitir de forma clara os números que envolvem o negócio.


 Com o sistema Tecnofit ficou muito mais fácil gerir o seu plano de contas. O sistema conta com diversos relatórios financeiros otimizados e o fornecimento exato de dados para uma administração eficiente.


É possível catalogar seus valores que entram na empresa com a venda do produto ou do serviço, ou através de investimentos realizados através do centro de receita, bem como efetuar o lançamento das despesas variáveis e fixas. Além disso, é possível categorizar e sub-categorizar as contas a pagar e as contas a receber, para um controle financeiro mais detalhado.

Veja também: O que é Contas a Pagar?
O que é Contas a Receber?