Ter um bom controle financeiro é importantíssimo para garantir o equilíbrio das contas e conseguir lucrar de maneira segura. Então, é necessário estar atento e acompanhar seu financeiro desde o início do mês. 


Pensando nisso, selecionamos alguns pontos fundamentais para acompanhar seu financeiro:


Fluxo de Caixa


Registrando e acompanhando diariamente suas entradas e saídas de caixa, você entende o padrão das movimentações e monitora a saúde financeira da empresa. Assim, é possível entender melhor as receitas e despesas, e prever futuros cenários. É muito importante que os lançamentos sejam efetuados corretamente, para que o resultado não seja divergente.

Classificação de Custo e Receita

Imprescindível para a saúde financeira da sua empresa, a classificação dos custos e receita vem para mapear seus gastos e seus ganhos. Falando de custos, temos duas principais categorias:
 

  • Custos Fixos que independem do volume de vendas da empresa, como folha de pagamento, aluguel do espaço ou serviços pagos mensalmente para o funcionamento do espaço.


  • Custos Variáveis que são diretamente relacionados à vendas, como impostos, comissões ou taxas de cartão.


Além disso, categorize seus ganhos, dividindo entre pagamentos a vista e parcelados, ou pela forma de pagamento, por exemplo.



Planejamento de Pagamentos e Recebimentos


Após organizar as entradas e saídas, o próximo passo é ter um plano de contas. O plano de contas é basicamente o controle das contas a pagar e a receber. Assim, é possível conciliar as datas de pagamento de funcionários e recebimento de vendas, por exemplo.


Sabendo exatamente o que precisa pagar e o que tem a receber, é possível estimar o saldo para o próximo mês (ou trimestre, semestre, próximo ano…).



Capital de Giro


Toda empresa tem um ciclo financeiro próprio, que vai do pagamento (de funcionários e/ ou fornecedores) até o recebimento do valor das vendas. Nesse meio tempo, a empresa precisa de capital de giro para o sustento, então é importante saber o valor ideal de custeio do negócio.


Assim, é possível manter a liquidez  e evitar o endividamento e pagamento de juros por falta de caixa.


Acompanhe o desempenho da empresa

Entendemos que para saber se o negócio está no caminho certo, é importante analisar o desempenho financeiro mês a mês detalhadamente. Para isso, existem relatórios e demonstrativos como o DRE, além de indicadores de rentabilidade e lucrabilidade. Conforme ocorre a organização e domínio desses indicadores, torna- se mais fácil visualizar a situação financeira e tomar as melhores decisões para seu negócio.



Controlando o financeiro da sua empresa com o Tecnofit

Com tantas dicas de controle financeiro é normal ficarmos um pouco confusos. Para facilitar sua gestão  e otimizar seu tempo, através do sistema Tecnofit é possível ter todas as informações necessárias direto na tela.

E isso sem precisar gerar várias planilhas ou passar horas organizando arquivos!

Conseguimos ver todas as movimentações de caixa de empresa, previsão de recebíveis, DRE, controle de contas a pagar e a receber, além da possibilidade de emissão de notas fiscais e boletos, gestão de orçamentos, controle de estoque e relatórios para avaliação do desempenho do seu negócio.

Veja também: 
Como posso controlar o meu financeiro pelo Tecnofit?